Pacote Ripple e burlões – como funciona a concorrência

Embora os pacotes educativos com criptomoedas já tenham sido lançados no mercado há dois anos, os produtos deste tipo continuam a suscitar controvérsia. A concorrência desleal é, muito provavelmente, responsável pelas avaliações negativas do produto. O que caracteriza este produto que origina tanta discussão à sua volta, e o que diz a Internet a seu respeito?

Pacotes com criptomoedas – algo para principiantes?

Comecemos por referir em que consistem exatamente pacotes educativos com criptomoedas. Trata-se, pois, de um tipo de serviços didáticos voltados para pessoas que desejam aprofundar os seus conhecimentos acerca de moedas virtuais, em particular, daquelas que são usadas como capital de investimento.

A formação em si não difere muito daquilo que é considerado há anos padrão no setor de ações de formação on-line. Os pacotes formativos permitem o acesso a uma plataforma que oferece aulas ministradas por peritos, newsletters, convites para seminários web, e-books e materiais de apoio. Como se pode supor, os pacotes educativos com criptomoedas destacam-se pela quantidade de moedas virtuais adicionadas a cada pacote na forma dum bónus gratuito. Todos os pacotes educativos têm associados um tipo de moeda virtual que constitui em dado momento a e-moeda mais promissora da atualidade e sobre a qual o conteúdo didático desse pacote incide com maior ênfase, nomeadamente – o potencial de mercado dessa moeda.

O Pacote Ripple e o seu conceito

Quando falamos do Pacote Educativo Ripple, convém realçar que este faz uso duma “distribuição partilhada” típica para produtos deste tipo. Os materiais didáticos de apoio a formações, e-books e seminários web, são disponibilizados ao cliente por e-mail após o pagamento da encomenda.

Já a transmissão dos tokens da Ripple associados a um dado pacote decorre de forma um pouco diferente. Como medida de proteção da moeda, esta não é transmitida em chaves de correio eletrónico, uma vez que todos os dados de acesso são enviados por correio tradicional. Este procedimento visa minimizar a probabilidade de interceção de tokens por terceiros. O acesso tanto à criptomoeda oferecida gratuitamente como aos materiais requer o rececionamento dum volume postal com instruções adicionais.

No volume postal enviado, além de instruções acerca do modo de transferir os materiais didáticos, também se encontra um Cartão de Acesso para a Ripple. Trata-se dum documento com um código gerado aleatoriamente e uma senha de acesso à conta da plataforma, onde são armazenados os tokens da moeda Ripple associados ao pacote.

Deste modo, o titular do Cartão de Acesso à Ripple pode a qualquer altura verificar o capital de criptomoedas armazenadas, embora para as resgatar, lhe seja solicitada uma validação complementar por e-mail. A fim de transferir os tokens armazenados para uma carteira virtual (e-carteira) tem que fornecer à entidade intermediária do processo, o ​código do Cartão de Acesso à Ripple​. Por razões de segurança, a empresa de distribuição recomenda que a criptomoeda só seja resgatada da conta depois do seu titular dominar os fundamentos teóricos de investimentos em criptomoedas, para os quais deverão ser suficientes os materiais didáticos sobre investimentos e gestão de moedas virtuais incluídos no pacote.

No filme abaixo indicado podem ser encontradas informações adicionais:

O Pacote Ripple é um produto para principiantes e, como tal, tem em consideração que antes de levantarem da conta os seus tokens de criptomoeda gratuitos, os formandos gostariam de adquirir noções básicas de gestão segura da respetiva moeda na Internet.

 

O Pacote Ripple e as opiniões dos clientes

Navegando por fóruns on-line e portais ligados ao setor, é fácil ver que o Pacote Ripple foi aceite de forma relativamente efusiva pelos seus destinatários. São muitos os agregadores de opiniões que apresentam críticas maioritariamente positivas sobre o produto.

«Ainda bem que o Pacote Ripple foi finalmente introduzido no nosso país. Interesso-me por ele desde que foi lançado no mercado. Ao fim de algumas semanas, posso dizer que estou deslumbrado. O Pacote Ripple destaca-se pelo seu nível, instruções claras e um contacto eficiente com o cliente. Nunca antes tinha investido, mas este produto mudou a minha atitude em relação ao assunto. Atualmente, já dupliquei o capital inicialmente investido, em grande parte, devido aos bons alicerces do curso.»

Nick: Adelino 

«O meu pai comprou o Pacote Ripple quando se reformou. Investir tornou-se o seu segundo hobby a seguir à pesca. Sondei o meu pai sobre o Pacote Ripple e fiquei a saber que nas formações que teve, as questões são abordadas duma maneira muito acessível. Já fez uso das criptomoedas incluídas no Pacote e elogia bastante tanto o investimento como o próprio Pacote Ripple.»

Nick: Erico 

«Uma boa linha de comunicação com o cliente e transparência de materiais fornecidos. Aprendi bastante ainda que preferisse começar pela bolsa de valores de moedas virtuais.»

Nick: Davi 

«Embora eficácia não se lhes possa negar, não é nada de novo porque já vi outros pacotes parecidos. Basicamente, compram-se e-books e como brinde recebem-se criptomoedas. Há alguém a dar mais alguma coisa?»

Nick: Fausto 

«Há quem diga que o pacote de arranque é uma falcatrua… Em alguns países, dão vouchers, noutros – certificados, nós aqui recebemos cartões de acesso e não é nada de anormal, basta ler um pouco sobre as formas de comprar criptomoedas para se perceber que soluções como o Cartão Ripple são triviais!»

Nick: Octavio 

 

Novos utilizadores também fizeram chegar até nós mails onde nos contam acerca do Pacote Ripple e opiniões. Normalmente, os clientes não nos comunicam problemas graves no que respeita à qualidade de materiais ou forma de entrega dos mesmos.

 

«Sei que nem toda a gente gosta de ter que levantar coisas nos correios e até pode parecer algo estranho, dado que a maioria dos cursos são pagos on-line. […] Eu posso dizer que não houve qualquer problema para receber os materiais e para levantar a Ripple da conta.»

Utilizador: Antonio La Pira 

«Na Internet li que este pacote era uma fraude e decidi não levantar a encomenda, mas agora tenho pena porque uma amiga mandou vir isto e só diz bem das formações.»

Utilizador: Raffael Tanucji 

Pacote Ripple e a opinião dos editores

Fizemos também um exame minucioso de portais ligados ao setor cujos representantes se familiarizaram com a especificidade do produto e partilharam a sua opinião acerca do Pacote Ripple. A seguir, apresentamos alguns exemplos:

O Pacote Ripple é uma solução interessante e bastante inovadora posta ao dispor de investidores principiantes. Com toda a certeza, as criptomoedas livres distinguem este pacote face a outros produtos formativos vocacionados para o investimento.

Clique em para saber mais acerca do “Pacote Ripple”.

O “Pacote Ripple” é um serviço moderno vocacionado não só para investidores iniciáticos que decidem começar a sua aventura no mundo dos investimentos em criptomoedas, como também para pessoas que procuram maneiras inovadoras e seguras de investir capital.

Clique em para saber mais acerca do “Pacote Ripple”.

As critomoedas virtuais contidas em todos os pacotes educativos Ripple são a característica que distingue este produto de outros semelhantes no mercado.

Clique em para saber mais acerca do “Pacote Ripple”.

Muitas outras informações a respeito deste pacote também podem ser encontradas em portais internacionais especializados em investimentos em moedas virtuais. Conheça algumas declarações:

Antes da aquisição dum curso de formação, são realizadas extensas consultas junto de corretores com o objetivo de ajudar a escolher um conjunto didático adequado às necessidades de cada cliente. Os investidores principiantes são premiados com um preço relativamente baixo, já que pagam apenas pelo material de formação e recebem adicionalmente um brinde na forma de e-moedas. Outra vantagem adicional para os principiantes é poderem resgatar em plena segurança as criptomoedas concedidas através da utilização do Cartão Ripple Code Card.

Clique em para saber mais acerca do “Pacote Ripple”.

As moedas eletrónicas oferecem a muitas pessoas uma oportunidade aliciante de investir e multiplicar o seu dinheiro, mas, para poder investir eficazmente, primeiro é preciso obter conhecimento e experiência básicos em primeira mão. Os cursos online, bem como os cursos tradicionais oferecidos ajudam a aprender a teoria e a testar as novas habilidades adquiridas, o que constitui um apoio aos primeiros passos dos investidores no mercado das criptomoedas e uma forma de prevenir erros de fundos monetários que, caso contrário, poderiam ter sérias repercussões. Graças ao conhecimento adquirido, podem não apenas ser evitados prejuízos, como também lucrar.

Clique em para saber mais acerca do “Pacote Ripple”.

Se deseja começar a investir no seu futuro, interessa-se por moedas virtuais e acredita no sucesso da Ripple, então Ripple Educational Forafit é o produto indicado para si já que lhe permitirá aprender tanto na teoria como na prática novas maneiras de investir. As unidades gratuitas da Ripple são um incentivo adicional para desejar aprender com este pacote.

Clique em para saber mais acerca do “Pacote Ripple”.

 Pacote Ripple e burlas?

Apesar de todos estes conteúdos favoráveis, aparecem, a todo o momento e principalmente em páginas checas e húngaras, novas informações de que o ​Pacote Ripple pode ser uma fraude​? Qual a origem de tais conjeturas no caso dum produto que é alvo de tantos elogios nos portais ligados ao setor? A causa pode estar na chamada guerra de posicionamento, em particular, tentativas da concorrência para descreditar o produto.

Uma campanha negativa acompanha o Pacote Ripple praticamente desde os primórdios da sua existência, mas não deixa de ser interessante o facto de as opiniões negativas aparecerem em apenas… duas ou três línguas, o que no caso dum produto internacional é, no mínimo, estranho. Uma campanha de grande dimensão contra o Pacote Ripple foi posta em ação no espaço virtual de língua checa – fenómeno que foi descrito por um portal no artigo: “Nepoctivá konkurence aneb jsou balíček ripple podvodníci?”. Este artigo aborda uma série de páginas de auxílio ao posicionamento onde terão sido publicados posts praticamente idênticos, sem argumentos concretos, sob a manchete: “O Pacote Ripple é um logro”.

Para perceber melhor o fenómeno, há que considerar que apesar de o conteúdo apresentado ser bastante negativo, não permite tirar conclusões sobre aquilo em que alegadamente esta fraude consistiria. Os conteúdos acabam por se contradizer, já que como “provas” são exibidas fotografias tiradas de bancos de imagens ou ligam o Pacote Ripple a esquemas de fraude conhecidos, apesar de uma total ausência de evidências de que essas ligações existam.

 

 Quem engana os leitores?

Rumores acerca de fraude podem ser simplesmente parte duma campanha negativa da concorrência. Particularmente suspeitos são os conteúdos reproduzidos em série, em dezenas de páginas de apoio ao posicionamento de corretores conhecidos.

Embora, na teoria, seja possível rastrear o proprietário dum dado domínio, a criação dum site sob um nome falso é extremamente simples, já que as empresas que vendem os domínios e facultam espaço virtual (hosting) não exigem a validação de dados dos seus clientes particulares. Resultado? Quantidades enormes de conteúdos falsos inundam a Internet, sendo que a maioria deles não contribuem diretamente para a eliminação de dada página, mas para o seu fim através da quebra no ranking do motor de busca da Google. O motor de busca mais popular é, portanto, uma ferramenta mais eficaz na verificação de conteúdo do que propriamente a lei, mas ainda assim tem as suas limitações – páginas altamente posicionadas e, consequentemente, “fiáveis” segundo os critérios da Google podem realizar campanhas negativas bastante hostis, tacitamente dirigidas à concorrência (para estar no topo do ranking, na verdade, uma página não precisa de ser credível, basta que o conteúdo falso assuma um carácter neutro).

Pacote Ripple e clientes burlados…

Apesar da existência de páginas informadoras sobre burla, não foi possível encontrar clientes que tivessem sido burlados na aquisição do Pacote Ripple. No universo dos destinatários, clientes e utilizadores, o Pacote Ripple desfruta duma opinião positiva ou quando muito, neutra.

Face ao mesmo, poderemos afirmar que a campanha negativa foi eficaz? É difícil avaliar. Acima de tudo, refira-se que para a concorrência ficar a ganhar, era preciso que os potenciais clientes do Pacote Ripple procurassem alternativas. Uma vez que este pacote é um produto preparado para iniciar pessoas no mundo do investimento, é possível que devido à campanha negativa, esses destinatários acabem por desistir de aprender e continuando a sentir-se inseguros neste campo, em vez de procurarem alternativas, p. ex. junto da concorrência, decidem investir em outro tipo de ativos não virtuais.

E talvez esteja aqui a chave para chegar à fonte desta má campanha? Uma campanha má só pode ser conduzida, não pelas empresas da concorrência que se ocupam de investimentos em criptomoedas e realização de formações – mas antes por corretores e mediadores que veem com maus olhos todos aqueles que optam por manter os seus valores virtuais fora das bolsas? É difícil afirmá-lo perentoriamente, já que o problema é extremamente complexo e é impossível acusar uma empresa em concreto de conduzir uma campanha desleal.

Uma coisa é certa – campanhas que consistem apenas em imputar alegados atos de “burla” à concorrência não deviam ter lugar no mundo dos negócios.